Bem-vinda ao inverno mais colorido e brilhante dos últimos tempos. Nada de look sonolento, por favor. O mundo fashion abraçou de vez as estampas, texturas e tons contrastantes, mesmo nos dias frios. Para explorar ainda mais a aquarela, trouxemos como curiosidade alguns fundamentos da psicologia e neurociência aplicados à moda.
Para começar, uma pesquisa revelou quais são as cores preferidas das mulheres. Veja se você concorda:
Azul: 35%
Roxo: 23%
Verde: 14%
Vermelho: 9%
Preto: 6%
Laranja: 5%
Marrom: 3%
Amarelo: 3%
Cinza: 1%
Branco: 1%
Agora, vamos entender como as cores de uma roupa, por exemplo, desempenham um papel importante na percepção visual e no que queremos expressar para o mundo quando as usamos. Confira:
A reação sobre a cor vermelha tem uma explicação histórica bem interessante. Desde a pré-história, o homem da caverna aprendeu a identificar perigo e risco de vida através do sangramento. O líquido vermelho inconscientemente ativava o senso de alarme, aumentando a respiração, os batimentos cardíacos e a pulsação. Com esse poder todo, o vermelho foi incorporado em vários signos e símbolos sociais que precisavam de mais atenção, como as placas de trânsito por exemplo.
Na moda, o vermelho continua causando. Mas com a ajuda do cinema hollywoodiano ganhou status de confiança, sensualidade, paixão e personalidades intensas.
Calma, segurança e confiança. Looks em azul estimulam a criatividade e exaltam a jovialidade
O laranja é outra cor quente, vibrante e com muita energia. Estimula a criatividade, além de ser um tom extremamente amigável.
O preto é a cor mais buscada para construir uma atmosfera sóbria, elegante e cheia de mistério.
O branco é a soma de todas as cores juntas. Devido ao poderoso simbolismo religioso, ele reflete a busca pela paz. Acrescente neste pacote características como limpeza, tranquilidade e pureza.