Lição do dia: nunca subestime o poder da moda de ir e vir. Aquela estampa parada no seu guarda-roupa pode voltar com tudo a qualquer momento. Anotou a dica? Então vamos falar de outra volta triunfante no universo fashion: o xadrez vichy. Com base branca e padronagens quadriculadas, o xadrez vichy foi extremamente popular na década de 50, estampando vestidos rodados, saias, biquínis e diversas peças do guarda-roupa feminino da época.
O termo pode ser novidade para muita gente, pois não é usado com frequência por aqui. Mas tem origem na cidade francesa com o mesmo nome, Vichy, muito conhecida por suas fábricas de tecido que confeccionavam camisas e aventais com esse tipo de estampa.
Da França para o mundo, o xadrez Vichy foi imortalizado ao ser usado com frequência pela atriz icônica Brigitte Bardot na década de 50. No auge de sua carreira, a loira adotou o xadrez Vichy como sua estampa favorita. Usando-o em cenas de filmes, ensaios fotográficos e até em um de seus casamentos!
O mundo viu, gostou e passou a copiar. Em poucos meses já era uma das estampas mais usadas daquela época!
Depois de passar um longo período sendo usado apenas em toalhas de piquenique, o querido xadrez Vichy retornou às passarelas mais vistas do mundo. Esteve presente, por exemplo, nas últimas coleções de grifes como Diane Von Furstenberg e Oscar de La Renta. E agora, chega em sua versão plus size nas mãos da marca Silvania Mares!
O propósito foi alinhar a nostalgia dos anos 50 com tecidos e recortes mais modernos e confortáveis dos dias atuais. O resultado é uma coleção tão gostosa quanto uma tarde em um parque fazendo piquenique, só que dessa vez o xadrez Vichy será visto em looks casuais: shorts, regatas, blusas e bandanas distribuem charme por onde passam!