Pense em uma roupa versátil, bonita e superconfortável. Se não veio a imagem de uma t-shirt em sua cabeça, você ainda não conhece os benefícios dessa peça maravilhosa, que veio para ficar de vez. Também conhecida como camiseta, a t-shirt se tornou um item tão importante quanto a calça jeans no guarda-roupa feminino. E quem não gosta de uma pecinha prática?
Para entender melhor esse fenômeno, mergulhamos nos livros e artigos de moda e cultura social. A ideia foi descobrir onde surgiu e como a t-shirt começou a bombar nas passarelas. Se surpreenda conosco:
Nada de muito glamour, a origem da t-shirt está ligada diretamente à primeira guerra mundial, nas primeiras décadas de 1900. Entre fardas e armas pesadas, os soldados americanos precisavam de peças leves para enfrentar não apenas o inimigo, mas os campos de batalha, que eram descritos como áreas muito quentes. Até então, por baixo desse fardamento eram usados tecidos de lã, o que incomodava todas as tropas. A necessidade levou à criação das t-shirts, que eram confeccionadas de algodão, sem muito custo, e enviadas para a guerra.
Ao ser trazida para o solo americano, o corte, que era feito em formato de T, ganhou o nome inglês de t-shirt. Por isso ainda usamos esse nome gringo.
Cerca de 30 anos depois, as t-shirts ainda eram vistas como parte dos uniformes dos soldados. Até que, na estreia do filme “Aconteceu Naquela Noite” (It Happened One Night, 1934), uma cena chamou a atenção do público: o galã tirou sua camisa social e pasmem: não usava nada por baixo. Essa imagem, aparentemente inofensiva, despertou pela a primeira vez a ideia de que, por baixo de uma camisa não era necessário usar uma t-shirt. Ambas podiam ser usadas separadas!
Foram necessários mais 10 anos para a t-shirt dar o seu próximo passo. Em 1948, pela primeira vez, o público americano se deparou com camisetas em alta escala. Isso porque, o candidato à presidência Thomas E. Dewey enxergou nas camisetas uma oportunidade de fazer propaganda eleitoral. E não deu outra, foram distribuídas milhares de t-shirts com o slogan político“ Dew it with Dewey”.
A sétima arte se torna novamente uma divisora de águas na história da t-shirt. Em 1951, o ator Marlon Brando aparece de t-shirt no filme “Uma Rua chamada Pecado” (A Streetcar Named Desire, 1951). Sem nenhuma sobreposição por cima, e com o tamanho perfeitamente ajustado para evidenciar os músculos do galã, a peça vira item de desejo em todos os centros urbanos.
A sensualidade é reforçada 4 anos depois no filme “Juventude Transviada” (Rebel Without a Cause, 1955), onde o ator Jemes Dean interpretava um jovem encrenqueiro e super carismático que tinha como figurino principal uma t-shirt branca combinada com jeans. Não deu outra, além de sexy a t-shirt virou sinônimo de atitude!
Em diferentes momentos desse percurso, a t-shirt foi usada como forma de comunicação, em campanhas políticas, e figurino cheio de atitude, nos cinemas. Mas só na década de 60 que essas duas características se uniram de forma avassaladora.
Estamos falando do auge do movimento da contracultura, época em que os jovens daquela geração começaram a questionar os rígidos padrões sociais vigentes. Surgiram hippies, punks e diversas outras subculturas que viam nas estampas oportunidades para se expressarem. Com isso, frases de impacto, no melhor estilo “faça amor, não faça guerra”, viram formas de protesto estampadas nas t-shirts.
Com marchas, gritos e muitos festivais que celebravam o amor, a igualdade se torna pauta e, pela primeira vez, as mulheres passam a usar as t-shirts.
A t-shirt chega na década de 70 com status de popular. Visando esse crescente mercado, empresas começam a produzir peças com estampas que evidenciem as suas marcas. Além disso, surge um nicho potente de camisetas com estampas de bandas.
As décadas seguintes seguem consolidando a t-shirt como peça prática e confortável. Surgem diversas opções de tecidos e estampas no mercado, o que passa agradar diferentes públicos, de diferentes idades e classes sociais. A partir dos anos 2000, as t-shirts passam a ser vendidas também pela internet, com o surgimento dos e-commerces.
Demorou algumas décadas para o mercado reconhecer o público plus size como consumidor ativo. Mas isso aconteceu e somos a prova disso. A t-shirt pensada e desenvolvida para as plus sizes chega às prateleiras também a partir dos anos 2000. A diferença maior é na produção, onde as marcas deixam de confeccionar roupas em tamanhos maiores que as convencionais e passam a estudar o corpo plus size. O resultado são coleções com tecidos e modelagens diferenciadas, tudo para vestir adequadamente o público com medidas acima de 40.